Confere ao aço uma camada superficial extremamente dura, permanecendo no entanto seu nucleo macio e tenaz, dando resistencia ao desgaste por atrito e a choques mecanicos
Método de aplicação:
Cementação por espargir:
A parte ou peça a ser cementada é aquiecida lentamente na forja ou maçarico oxi-acetileno com chama redutora até o vermelho (800 ou 900 graus). Quando a peça atingir essa temperatura e espalhar o pó uniformemente sobre e sob a mesma até que fique bem coberta. Aquecer a peça novamente até esta temperatura e mergulhá-la imediatamente em água fria e estancada.
Cementação por imersão:
Em um recipiente de ferro com tampa, deve-se aquecer a Diamantina até ficar de cor vermelho-escuro (800 a 900 graus). Atingindo esta temperatura, imerge-se por alguns minutos a peça a ser tratada no pó Diamantina. Em seguida, retira-se a mesma esfriando-a em água fria. NB: o processo de imersão produz uma camada cementada mais profunda e mais uniforme.
Temperatura para temperar:
Ferro e aço doce: vermelho claro a 900 graus Aço liga: vermelho cereja a 800 graus
Diamantina:
É de boa penetração. Desejando-se uma cementação mais profunda, repete-se o processo no caso de exparsão ou prolonga-se o tempo de imersão, no segundo caso. Desejando-se uma têmpera mais branda, a peça pode ser resfriada em óleo.
PARA CEMENTAÇÃO EM CAIXA OU MUFLA, RECOMENDAMOS O GRANULADO PARA
CEMENTAÇÃO EM CAIXAS CARBONIT, INDOCADO ESPECIALMENTE PARA:
ENGRENAGENS, EIXOS, FUSOS, PINOS, BUCHAS, FERRAMENTAS, ESTAMPOS,
COMANDO DE VÁLVULAS, CILINDROS, PEÇAS EM SÉRIE, ETC.